segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Atividade 2- Aprendendo com e ao longo da vida

A educação é um processo que acontece aos poucos. É aprender a discernir, escolher aquilo que realmente nos faça crescer, evoluir.
A educação é um processo complexo, porém rico. O maior desafio que temos é aprender a transformar-nos em pessoas cada vez mais humanos, mais afetivas, mais realizadas. De nada adianta sabermos muito, e não sermos sábios.
A educação está associada ao saber viver e conviver em sociedade, aprendendo com as experiências dos outros, respeitando as diferenças e contribuindo para uma primorosa evolução. Porém, o objetivo maior da educação na escola, a do desenvolvimento pessoal integrado, constante e transformador, que hoje não é muito valorizado. Sabemos que a educação pessoal vai acontecendo aos poucos, na medida que crescemos, e se torna eficaz quando consegue nos fazer querer conhecer mais e procurar mudar ou melhorar nosso comportamento, nossa atitude e nossos valores.
Aprendemos muito pouco: quando focamos somente o lado profissional para alimentar o capitalismo; quando mostramos para os outros uma face que não corresponde com aquilo que sentimos; quando acreditamos que não precisamos mudar.
Por outro lado, a educação é eficaz quando nos ajuda enfrentar e ultrapassar obstáculos, crises, incertezas, decepções e fracassos e encontrar forças para avançar na busca por novos caminhos. É eficaz quando conseguimos refletir sobre tudo o que fizemos, o que estamos fazendo e como podemos agir para ter um futuro melhor.
Ao longo de nossa vida, aprendemos muito ou pouco, dependendo das motivações. Quanto mais avançamos em idade, mais mostramos tudo o que aprendemos, o que somos, em que nos transformamos, até onde conseguimos evoluir.
Cada etapa davida tem seu fascínio, seus motivos para querer aprender mais. Esse é um dos encantos da vida: poder evoluir, crescer, ser pessoas mais humanas, mais plenas, mesmo que a todo instante nos deparemos com contradições e dificuldades. E o desafio mais interessante da nossa vida é transformá-la em um processo contínuo de aprendizagem.

3 comentários:

Júlio César Oltramari disse...

Hoje que fui descobrir os blogs de professores do CEPAR!
Posso dizer que meu desempenho é, em grande parte, satisfatório devido ao estafante trabalho de vocês professores.
Um grande abraço!
ps: se puder retribua o comentário.

Pasinjunior disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pasinjunior disse...

Ise.

Uma excelente postagem, diga-se se passagem.
Enfoca o que realmente é e precisa para se evoluir no aprendizado, e esse, sendo uma forma de se tormarmos mais humanos conforme evoluimos.

bjoo